Background

Notícias

Vigilância Realiza Orientação e Mutirão Para o Dia de Finados 

Compartilhar

Com a aproximação do período mais quente do ano e o acúmulo de água das chuvas de outubro fica propícia a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Por isso a Vigilância em Saúde Ambiental de Chapecó está intensificando o combate ao mosquito.

No sábado foi realizado um mutirão nas proximidades do Terminal Rodoviário Raul Bartolomei, no Bairro Passos dos Fortes. O objetivo foi conscientizar a população para a eliminação de focos de ovos do Aedes egypti. O trabalho contou com 43 agentes de endemias da Vigilância Sanitária e 60 alunos da UnoChapecó que auxiliaram nas visitas domiciliares, inspecionando e vedando reservatórios irregulares e eliminando criadouros. Foram realizadas 708 visitas, inspecionados 1.110 depósitos do mosquito e eliminados 206. Foram vedados e tratados 29 cisternas e caixas de água. Das 17 denúncias recebidas, foram gerados 11 termos de adequação.

Outra ação é relacionada o Dia de Finados. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini, devido à data haverá uma ação específica voltada para as floriculturas e o comércio em geral que comercializa flores e coroas plásticas. A Vigilância estará enviando nesta semana um oficio de orientação para 20 floriculturas e dez supermercados e atacados da cidade, procurando conscientizar o comércio na venda de adornos plásticos e flores que acumulem água da chuva, retirando plásticos ou orientando o seu cliente na manutenção periódica desses adornos, não somente no Dia de Finados, mas também em outros períodos, considerando que os cemitérios são pontos críticos de criadouros do mosquito da Dengue.

Giachini ressaltou que somente no primeiro semestre deste ano foram eliminados 627 focos. Mesmo assim houve um total de 7.041 casos da doença, sendo que dez pessoas foram a óbito. (Texto produzido pelo estagiário em Jornalismo Claudistoni Pinheiro, sob a supervisão do jornalista Darci Debona)